terça-feira, 19 de outubro de 2010

Indústrias - O carvão da Primeira Revolução Industrial

   
      O que a imagem acima consegue descrever? Ela se relaciona com um período muito tenso da história.
      Todos aqueles que têm conhecimento da Primeira Revolução Industrial sabem que eram usado poucos tipos de combustível, mas um destacou-se: era o carvão, que, por ser tão importante, fazia com que as indústrias se localizassem perto de suas minas.



      Ele era usado para movimentar máquinas a vapor, locomotiva, dentre outros meios de transporte, através da sua queima. Agora, imagine: viver à base da mineração do carvão.
      Momento de reflexão: se não houvessem os mineradores, não haveria a mineração do carvão; se não houvesse carvão, a indústria não teria se desenvolvido tanto durante a Primeira Revolução Industrial; se não houvesse a Primeira Revolução, não haveria a segunda, e assim por diante. Como é que então chegaríamos ao que somos hoje e projetaríamos tanto o futuro? Bem, não chegaríamos ao que somos hoje e o futuro nunca seria planejado, já que a incerteza reinaria sobre nós, a não ser que achássemos um outro tipo de combustível que chegasse à altura do carvão. Mas tranquilize-se: inteligentes, capazes e desenvolvidos como somos, arranjaríamos um novo jeito de se virar.
      Mas há um "porém": na época, os estudiosos (que sempre existiram em nossa história) não se preocupavam tanto com a poluição do ar, uma vez que não tinham um amplo conhecimento do fato. Quero dizer que sim, o carvão sempre poluiu. Imagine como estava a Terra na época da I Revolução Industrial, quando o carvão era o combustível mais usado e queimado. Pois digo, ela estava prejudicada! Porém, se o carvão não fosse descoberto - isto é, se a Terra não sofresse por algumas décadas -, viveríamos na época de alguma das revoluções, inventaríamos modos de desenvolver a indústria.
     Mas se víssemos pelo lado bom, sem querer, os revolucionários nos fizeram atingir o mais alto patamar de capacidade dos dias atuais. Agradeça-lhes, pois!


      Obs.: Como num post consegui integrar profundamente, através das discussões, I Revolução Industrial, carvão, poluição do ar... Que dinâmica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário