sexta-feira, 19 de novembro de 2010

O futuro tem quantas dimensões? (II) - A formação dimensional dos corpos

      Para tudo é necessário um método e um procedimento. No último post, discutimos o conceito de "dimensão" e a sua aplicação em situações físicas reais. Desta vez, vamos discutir como os corpos dão origem uns aos outros. Devemos seguir um raciocínio lógico para que consigamos entender como se formam os diferentes corpos (por exemplo, como um corpo 1D deu origem a um 2D).


O processo de formação dimensional dos corpos
 
Figura 2.3
      Com a ajuda da imagem acima, procure obter um raciocínio lógico, para que a reta tenha se transformado no plano e para que o plano tenha se transformado no cubo.
      Caso não tenha conseguido obtê-lo, explico-o a você. Oriente-se pelos pontos, pelas retas e pelos planos que estão representadas pela cor branca.
      Na primeira representação (reta), os pontos brancos foram prolongados até que uma reta fosse formada.
      A reta, então, passou a ficar na direção horizontal. Elas foram colocadas paralelamente e seus vértices foram unidos na direção vertical. Isso deu origem ao plano.
      O plano ficou na direção horizontal. Vários foram colocados paralelamente e seus vértices foram unidos verticalmente. Originou-se, então, o cubo.
      Com isso, podemos afirmar, exmplificando, que um corpo 2D existe porque existe um corpo 1D. Os corpos dependem de outros corpos com menos dimensões para existirem. É incrível como a natureza consegue ser prefeita. Perfeita até nos detalhes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário