sexta-feira, 19 de novembro de 2010

O futuro tem quantas dimensões? (I) - Os corpos

      A dúvida sobre a existência de mais de três dimensões no universo intriga muitas pessoas, até mesmo cientistas. Vários filmes e seriados "futurísticos" exploram a ideia de que o Universo pode ser quadridimensional, mas nunca mostraram como seriam os objetos nessas condições. Como seria um cubo com quatro dimensões? E com cinco?
      Para entender as situações propostas, temos que entender o que é "dimensão" e os corpos com diferentes dimensões. Vamos, então, iniciar um grande revisão. E é essa revisão que dará início a uma série: "O futuro tem quantas dimensões?".


Revisão
Figura 1.1

      O número representa o número de dimensões de cada corpo na imagem acima.
  • Um ponto não tem dimensões. Por mais que o visualemos a um microscópio, ele continuará sendo um ponto. É só lembrar que o microscópio amplia a imagem e que zero vezes qualquer número dá zero. Ampliar o ponto em duas vezes é fazer 0x2, que dará zero de qualquer jeito.
  • Uma reta tem uma dimensão. A única dimensão é o comprimento. Se a visualizarmos ampliadamente, ela crescerá apenas em comprimeiro, mas continuará a ter a mesma finura.
  • Um plano qualquer possui duas dimensões. Na imagem acima, o plano está representado por um quadrado. Como é um plano, apresenta comprimento e largura.
  • Por fim, o espaço como conhecemos possui três dimensões: comprimento, largura e altura. Corpos tridimensionais são aqueles que estamos acostumados a ver: uma bola de futebol, uma mesa, etc. Eles fazem parte do nosso mundo físico.
      A partir da imagem e das descrições acima, você deve ter percebido que, da esquerda para a direita, um corpo pode ser inserido em outro. Isso acontece porque o corpo da esquerda tem menos dimensões que o corpo da direita. Ou seja: um corpo 1D cabe num corpo 2D, 3D, e assim por diante. Por isso, um cubo não cabe num ponto: um corpo 3D não cabe num corpo 1D.
      Dada essa revisão, procure treinar a sua mente para saber identificar quantas dimensões tem um corpo. Depois disso, poderemos seguir em frente e discutir sobre os corpos com mais de três dimensões. Preparem-se!

      Observação: A série "O futuro tem quantas dimensões" terá como base não só as imagens, mas também os textos do site <http://www.silvestre.eng.br/astronomia/artigos/bigbang/01/>.

Nenhum comentário:

Postar um comentário