quinta-feira, 18 de novembro de 2010

A vida se organiza

      Muitos pensam que a vida organiza-se apenas no organismo. Mas a vida existe em várias formas: na forma de átomo (que hoje a ciência considera a menor partícula, apesar de já terem confirmado a existência de partículas subatômicas); em outra forma, na biosfera, a camada da Terra que engloba todos os seres vivos. Veja como a interação entre os níveis de organização é essencial a partir da visualização do esquema a seguir.





      Caso não tenha entendido o esquema acima ou queira um texto complementar a ele, explico-o a você.
      Os primeiros níveis de organização são compostos pelos organismos.
      Na primeira representação de organização da vida, temos a biosfera, ou seja, toda a vida concentra-se nesta camada. O ecossistema apresenta a interação entre vários grupos de seres vivos (guarás, cobras e ratos, por exemplo) e o meio ambiente. A comunidade é um nível, onde diferentes tipos de seres convivem juntos. A população é um grupo dos mesmos seres vivos. O organismo é o nosso corpo, por exemplo.
      Mas os organismos também podem ser organizados e são compostos por diversos níveis de organização.
      O nosso organismo é composto pelos sistemas. O conjunto de ossos forma o sistema ósseo. Os rins, ureteres, bexiga e uretra, que formam o sistema urinário, são exemplos de órgãos. Os órgãos são formados por tecidos, como o sangue. Os neurônios, que compõem tecido nervoso, são células. Para as nossas células obterem a energia dos alimentos, o principal orgânulo é a mitocôndria. Os orgânulos se organizam em moléculas (o nosso DNA - ácido desoxirribonucleico - é uma molécula). As moléculas formam átomos. O diamante apresenta átomos de carbono.
      Não é importante que esses níveis de organização (tanto os acima, quanto os abaixo do organismo) sejam decorados, mas sim estudados. Através do post de hoje, quero que vocês vejam o quão a vida é incrível: vemos átomos - seres que não podem ser enxergados ao microscópio, por seu tamanho minúsculo -, que podem, ao mesmo tempo, integrar moléculas, organismos, populações, comunidades, enfim.
      Com isso, concluímos que por mais diferente que seja um ser vivo, ele interage com outro, ora compondo-o, ora sendo composto por ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário