quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Como o combustível vira biocombustível?

      Para todos que não sabem, combustível é tudo aquilo que, após sofrer queima, se transformará em algum tipo de energia. Por isso gasolina é um combustível: depois que ela queima, transforma-se em energia cinética, movimentando um carro, por exemplo.  O grande problema é que a gasolina, assim como o óleo diesel e tantos outros, é um combustível fóssil, isto é, prejudica o ambiente.
      Atualmente o ser humano cria modos para reverter esta situação e não degradar o meio ambiente. Devido a isso criamos o biocombustível (bio = vida), que não prejudica a natureza.
      A exemplo, cito três biocombustíveis: bioetanol, biodiesel e biometanol. Mas por que processo os combustíveis fósseis passam para que não agridam o ambiente? Veja o esquema:




     Caso não tenha entendido esse esquema, explico-o a você. O exemplo é do etanol.
      As plantas absorvem o gás carbônico e devolvem ao meio ambiente oxigênio. Elas, que são matérias-primas, são colhidas e trituradas. Ocorre então a separação dos açúcares da cana. O álcool, obtido da cana, é fermentado e destilado. Agora não agridem mais o meio ambiente, mas só podem ser chamados de biocombustíveis quando sofrerem a queima, que acabam emitindo gás carbônico ao meio ambiente.
      Como é um ciclo, este processo acontece várias vezes e nesta ordem. É interessante estudar o ciclo de vida do biocombustível. Interessante, não?

Nenhum comentário:

Postar um comentário